Clareamento Dental

O que faz nossos dentes escurecerem?

Fatores externos ou internos podem fazer com que os dentes escureçam. Entre os externos está o consumo continuo de alimentos ricos em corante, como os chás, cafés, vinho entre outros, que poderão alterar a cor dental ao longo do tempo. Os fatores internos podem estar relacionados à sua fisiologia, como alterações da estrutura dos dentes e o uso de alguns medicamentos ou substancias que afetam a sua formação.


Como o clareamento funciona?

Os peróxidos de carbamida ou hidrogênio penetram no dente e reagem com os pigmentos responsáveis pelo escurecimento. Depois os quebram em moléculas menores que interagem com a luz de forma diferente e, assim os dentes ficam mais claros.

Todas as pessoas que desejam clarear seus dentes podem procurar um cirurgião-dentista. Ele irá avaliar o caso e determinar se há alguma contraindicação para o tratamento.

O dente clareado enfraquece?

Não. Pode ocorrer uma mínima perda mineral superficial que é rapidamente revertida pela ação da saliva. As contraindicações para o clareamento dental são pacientes jovens que não possuem as raízes dentais completamente formadas, gestantes e pacientes com alergia a algum dos compostos presentes no gel clareador.

O clareamento dental pode causar sensibilidade?

Depende muito de cada paciente. Há produtos que minimizam muito as chances de o paciente ter sensibilidade pós clareamento. O uso de géis clareadores menos concentrados e produtos dessensibilizantes trazem muito conforto a esse tratamento.

É possível fazer clareamento sozinho, sem ajuda do dentista?

Antes de iniciar o tratamento, é necessário fazer uma avaliação com o dentista. O acompanhamento profissional é importante para maximizar os resultados e garantir conforto durante o clareamento. Além do mais, só o dentista está apto a escolher a melhor técnica para cada caso.

Se você já está fazendo um clareamento dental, siga essas dicas:

1- Para higienizar a moldeira utilize apenas água corrente em temperatura ambiente. Depois basta secá-la e guardá-la no porta-moldeiras.

2- A fim de facilitar a aplicação na moldeira, o gel clareador contém uma ponteira. Confira se ela está bem acoplada à seringa antes de utilizá-la.

3- Siga corretamente a instrução do Cirurgião-Dentista quanto à quantidade.

4- Coloque com cuidado a moldeira em posição, evitando que nenhuma área esteja cortando ou irritando a gengiva.

5- Os períodos de tempo de uso do gel devem ser respeitados, conforme recomendação do Cirurgião-Dentista.

6- Em caso de hipersensibilidade dental, comunique seu Cirurgião-Dentista para que ele possa usar materiais e técnicas para maximizar o conforto.