É um tipo de tratamento estético onde são realizadas peças cerâmicas que são aderidas na superfície do dente.
Apesar de ter se tornado mais conhecido nos dias de hoje, é um procedimento que vêm sendo realizado na odontologia há mais de 30 anos e possui todas as comprovações de sua segurança e efetividade.
Esse procedimento visa a confecção de peças que são feitas especialmente para cada caso, para revestir a parte vestibular (a parte de fora dos dentes) e com isso trazer mais estética ao sorriso, alterando cor e forma de maneira definitiva.
A diferença entre facetas e lentes de contato é a espessura da peça. Facetas têm a espessura de aproximadamente 1mm, enquanto as lentes de contato (laminados) são ainda mais finas, podendo chegar a 0,3mm de espessura.
Após o preparo mínimo dos elementos dentários, o Cirurgião-Dentista faz o escaneamento (Molde Digital) dos dentes para se obter o arquivo onde será feito o “design” do novo sorriso (Enceramento Digital). Nessa mesma sessão de preparo se confecciona as facetas provisórias que são fixadas antes de encerrar a sessão e liberar o paciente.
Na sessão seguinte as facetas já estão prontas para serem cimentadas. Faz-se a colagem dessas, uma por uma, com cimento resinoso que faz a ligação extremamente confiável e forte entre o dente e a faceta.
O resultado final é muito gratificante, melhora consideravelmente a autoestima e segurança, além de uma maior confiança para se relacionar pessoal e profissionalmente.