O sorriso é o cartão de visita mais importante de uma pessoa. Dentes saudáveis, bonitos e claros sinalizam boa saúde e trazem mais suavidade para o rosto.
O clareamento dental é uma técnica totalmente conservadora e segura, sem nenhum dano à estrutura dental, que tem como objetivo branquear os dentes e realçar ainda mais o sorriso.
Devido a fatores como idade, aspectos genéticos, traumas e alimentação os dentes se tornam amarelos ou escurecidos. É um processo natural que acontece com o passar dos anos, porém quando traz incômodo estético ao paciente ele passa a se tornar um problema.
Os pigmentos vêm principalmente pela alimentação, na qual as moléculas entram pelos poros da estrutura dental e se fixam no seu interior. A reação química produzida pelo gel clareador consegue quebrar esses pigmentos em moléculas menores, fazendo com que o dente reflita mais a luz e passe a ter uma cor mais branca.
O procedimento pode ser realizado no consultório, em casa ou unindo as duas técnicas. O agente clareador utilizado é o mesmo, diferenciando-se apenas pela concentração utilizada em cada caso. A escolha na utilização de cada técnica dependerá de fatores clínicos e fatores relacionados ao paciente (tempo de duração do tratamento, período de uso do clareador, preferências pessoais).
No clareamento dental no consultório o Cirurgião-Dentista isola os dentes, protegendo a gengiva e assim, aplica um gel em alta concentração que clareia em duas a três sessões de cerca de 60 minutos. Suas maiores vantagens são a rapidez de resultado e o controle da técnica pelo profissional.
No clareamento dental caseiro supervisionado, o paciente, sob a orientação do Cirurgião-Dentista, leva uma moldeira a qual aplica um gel em menor concentração para usar diariamente em casa durante três a quatro semanas. Sua maior vantagem é estabilidade da cor e em alguns casos controle da sensibilidade operatória.
Muitas vezes o resultado satisfatório consegue-se conjugando as duas técnicas.
Como o clareamento dental é um processo químico, não recomendamos fazer sem a orientação profissional. O uso indiscriminado de produtos sem comprovação, vendidos principalmente pela internet, pode trazer problemas como sensibilidade, enfraquecimento dos dentes e ainda danos à gengiva.