Prevenção Oral

A prevenção é sem dúvida a medida mais eficaz para se evitar as doenças de uma forma geral, e também se aplica a área odontológica. As patologias mais comuns que atingem a cavidade oral são as doenças, Cárie e Periodontal, além do Câncer Bucal.

A doença Cárie é uma doença provocada por milhões de bactérias presentes na placa bacteriana, que liberam ácidos e descalcificam o esmalte, formando cavitações, que é a Cárie propriamente dita.

A prevenção da doença Cárie deve ser iniciada ainda com a criança na barriga da mãe, que deve receber orientações sobre a dieta e higienização oral da criança depois do parto. À medida que os dentes de leite vão erupcionando, devem-se adicionar outros cuidados como, por exemplo, a escovação, evitar usar açúcar para adoçar o leite da mamadeira, escolha do tipo de pasta de dente, etc. Os dentes estão mais expostos à doença Cárie nos primeiros anos após a sua erupção. Por isso a criança deve ser levada ao Cirurgião-Dentista desde a mais tenra idade. Por ser uma doença transmissível a mãe jamais deveria compartilhar o uso de talheres com a criança (provar a comida).

A aplicação de flúor e de selantes de fissuras são medidas eficazes contra esta doença. O flúor nas suas variadas aplicações (bochecho, tópico e pasta de dente) fortalece os dentes, mas em dosagem errada podem provocar fluorose (manchamento de graus variados dos dentes – desde manchas esbranquiçadas discretas até manchas escuras de tons fortes).

Os selantes são produtos a base de resina fluida que vedam as fissuras (sulcos mais profundos dos dentes), principalmente os posteriores, onde penetram alimentos que alimentam as bactérias.

A doença Periodontal são as inflamações dos tecidos que suportam o dente, gengiva e tecido ósseo que sustentam as raízes dos dentes, causadas também por bactérias. Como forma básica de prevenção desta doença deve ser dada ênfase na higiene domiciliar (pelo menos quatro vezes ao dia – escovação e uso de fio dental) e também em visitas periódicas ao Cirurgião-Dentista para fazer as limpezas de rotina. Numa doença Periodontal avançada os dentes ficam amolecidos culminando com a perda desses.

Existem vários trabalhos na literatura correlacionando a doença Periodontal com outras doenças sistêmicas como diabetes, doenças cardíacas, partos prematuros, etc. Portanto, coloque a Prevenção Oral em sua rotina, visitando a Odontologia Integrada Vale do Aço pelo menos duas vezes ao ano, se informando mais sobre o assunto, evitando doenças ou mesmo fazendo o diagnóstico precoce de possíveis lesões, mantendo assim sua Saúde Oral. Não esqueça que a saúde geral começa pela boca.