O que é o laser?

Laser é uma luz com características muito especiais, que lhe conferem propriedades terapêuticas. O laser emite sempre uma luz pura, sem mistura, diferentemente da luz comum, formada de vários comprimentos de onda.

Quais os tipos que existem?

Existem três tipos de laser de uso odontológico. Um deles é o laser terapêutico, que possui baixa intensidade e é analgésico, usado como anti-inflamatório e ajuda também na melhora da cicatrização. Outro tipo de laser é o cirúrgico, que remove e corta o tecido ou restaurações. Por isso, pode ser usado em cirurgias e para a esterilização de lesões. O terceiro é o laser de diagnóstico, usado para evidenciar alguns tipos de processos.

Qual a vantagem do laser de baixa intensidade?

Os lasers de baixa intensidade possuem um efeito analgésico, anti-inflamatório e conseguem acelerar processos cicatriciais, sendo utilizados em casos de aftas, herpes labial, hipersensibilidade dental, pós-cirurgias, mucosites devido à radioterapia dentre outras aplicações.

A grande vantagem é que o laser pode interferir no metabolismo celular, levando a resultados de grande ajuda na recuperação de doenças e lesões.

Qual a vantagem do laser cirúrgico?

Esse tipo de laser, ao mesmo tempo que corta o tecido, provoca coagulação e fechamento de vasos linfáticos e terminações nervosas. Isso quer dizer que, nessas cirurgias, diminui-se o sangramento, há menos edema depois da cirurgia, e os pacientes têm um pós-operatório menos doloroso. Possibilita, portanto, a realização de cirurgias de modo menos invasivo e agressivo.

E o laser para diagnóstico, como funciona e para que serve em Odontologia?

É um laser que opera em uma potência muito baixa, emitindo uma luz visível que vai até o dente, é absorvida na sua superfície e emite uma fluorescência, que pode ser mensurada no painel do aparelho, variando conforme o tipo ou a gravidade da cárie que há no dente. É um método de diagnóstico muito interessante, que desempenha um importante papel na prevenção odontológica. Esse método não “machuca” o dente, ao contrário dos realizados com sondas, que ferem a superfície dental por ocasião do exame clínico, mesmo que ela esteja íntegra.

Existe contra-indicação para os tratamentos com laser?

Pelo contrário, o laser cirúrgico é muito bem indicado para pacientes portadores de discrasias sanguíneas, diabetes e todas as doenças degenerativas, obtendo bastante sucesso no tratamento de pacientes portadores de doenças imunossupressoras. Também não há contraindicação para o uso em mulheres grávidas ou pacientes com problemas no coração. Uma vez que a cirurgia com laser cirúrgico reduz o sangramento, não causa estresse e provoca menos edema no pós-operatório, esses pacientes, que em Odontologia chamamos de “pacientes especiais”, são os principais beneficiados com essa técnica.