Mau Hálito

Todas as pessoas têm mau hálito?

Se considerássemos o hálito desagradável ao acordar, praticamente 100% da população seria portadora de halitose. Por isso, o hálito da manhã é considerado fisiológico. Ele acontece devido à redução do fluxo salivar para virtualmente zero durante o sono e ao aumento da flora bacteriana. Duas medidas rápidas e fáceis para evitar o mau hálito matinal é beber água após acordar e realizar uma boa higiene bucal.

É possível que eu tenha mau hálito e não saiba disso?

Sim. As pessoas que têm um mau hálito constante, por fadiga olfatória, não percebem seu próprio hálito. É muito difícil a pessoa perceber que seu hálito está alterado. O nosso epitélio olfatório pode adaptar-se às moléculas de odores desagradáveis. Somente as pessoas que têm períodos de halitose e períodos de normalidade conseguem percebê-lo.

Como eu posso saber se tenho ou não mau hálito?

A maneira mais simples de identificá-lo é pedir a um familiar ou a um amigo de confiança que faça essa avaliação para você. Caso você identifique o problema ou caso você se sinta constrangido a pedir a alguém que o avalie, pode procurar um dentista para que este possa ajudá-lo no diagnóstico e no tratamento da halitose.

Qual a causa do mau hálito?

É muito bom que se diga que os casos de halitose não podem ser explicados por um único mecanismo. Existem casos de halitose tanto por razões fisiológicas (que requerem apenas orientação) como por razões patológicas (que requerem tratamento); por razões locais (feridas cirúrgicas, cárie, doença periodontal etc.) ou sistêmicas (diabetes, uremia, prisão de ventre etc.).

Observações

É possível ficar com mau hálito mesmo escovando os dentes. Existem inúmeros fatores de risco para o mau hálito e no caso de o problema não ser de origem dental, somente escovar os dentes não resolverá o problema.

Balas e chicletes não são eficientes para tratar o mau hálito. Estes produtos garantem apenas uma melhora transitória. O melhor a ser feito é identificar quais são os fatores de risco para o seu caso.

O cigarro contém substancias na fumaça como a piridina e pirazinas que são responsáveis pelo mau hálito característico dos fumantes. Parar de fumar não é só benefício à sua saúde como um todo, mas também ao seu hálito.